Fogos de artifício estão chegando – Mercados cambiais impulsionarão o Bitcoin, diz analista

O analista da Coinbase Max Bronstein diz que „fogos de artifício“ no mercado global de moedas pode afetar positivamente o valor da Bitcoin.

Max Bronstein, que trabalha na equipe de Cobertura Institucional da Coinbase, acredita que „fogos de artifício“ estão chegando ao mercado global de moedas. Além disso, um pico na volatilidade das moedas poderia beneficiar amplamente o preço do Bitcoin (BTC).

Ele disse:

„Muito tem sido dito sobre o desempenho do BTC durante as crises de volatilidade das ações, mas não tanto sobre o desempenho do BTC durante as crises de volatilidade cambial/moeda. Com os vols da moeda mundial fora dos mínimos históricos e uma enorme onda de novas dívidas, os fogos de artifício estão chegando ao mercado de moedas“.

Mesmo antes da pandemia atingir a economia internacional, Bronstein observou que o sistema monetário global era frágil. Muitos países estão correndo o risco de ver suas moedas caírem de valor devido a várias razões.

O analista disse que as moedas são vulneráveis devido às baixas reservas de dólares e às altas dívidas denominadas em dólares de muitas nações.

Por que isso beneficiaria a Bitcoin?

As moedas com um histórico de hiperinflação correm o risco de observar uma tendência semelhante no curto prazo. Bronstein apontou o Peso Argentino, a Lira Turca e o Real Brasileiro como exemplos de moedas com baixas reservas de dólares.

O Peso argentino, por exemplo, registrou uma taxa de inflação de 42,1% em maio de 2020, de acordo com dados da Trading Economics. O preço do bitcoin poderia se beneficiar, pois o medo da hiperinflação, a volatilidade maciça da moeda e os batimentos de desvalorização, diz o analista.

Bronstein explicou:

„Em todos estes casos, o vol e a fraqueza da moeda terão origem principalmente na necessidade de um governo desvalorizar sua moeda“. A bitcoin está em forte contraste, pois não pode ser rebaixada por um partido central“. Em um regime onde quase todo governo tem um incentivo para rebaixar sua moeda, poucos sistemas monetários se beneficiam tanto quanto o Bitcoin. Nunca antes foi tão necessário um competidor de código aberto para fiar a moeda“.

Não é um efeito a curto prazo

A baixa volatilidade histórica do mercado global de moedas não indica que um movimento maciço ocorrerá no prazo imediato. Também não sugere que causará um pico na demanda de Bitcoin a curto prazo.

No entanto, a longo prazo, as preocupações em torno da desvalorização e da hiperinflação podem estimular uma demanda constante por Bitcoin. O efeito positivo sobre o BTC pode ser uma bola de neve se a percepção da moeda criptográfica superior como um depósito de valor melhorar, particularmente após a recuperação da Bitcoin em forma de V desde seu mergulho para menos de 3.600 dólares em março, que mostrou sua capacidade de sobrevivência.

Enquanto isso, vários outros países estão lutando com questões semelhantes relativas à hiperinflação ou desvalorização das moedas nacionais

O Irã e a Venezuela, por exemplo, têm visto relatos de que o Bitcoin opera como um meio de pagamento e dinheiro digital inconfessável como suas respectivas moedas nacionais têm experimentado hiperinflação nos últimos anos.

A longo prazo, à medida que a infra-estrutura de suporte das moedas Bitcoin e criptocurrency melhora, existe uma forte possibilidade de que o BTC seja usado como moeda, possivelmente ao lado das moedas existentes.